Quem atua na gestão pública, mais especificamente no segmento de contabilidade, sabe que o encerramento do exercício contábil é uma atividade um tanto desafiadora.
Mas, para auxiliar os profissionais que terão essa missão, a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM irá promover um curso sobre “Como fazer o Encerramento do Exercício Contábil de 2017“. Será em Florianópolis, nos dias 6 e 7 de dezembro e as inscrições ainda estão abertas.
O objetivo da capacitação é estudar as transações necessárias para a execução do encerramento contábil do ano e suas conferências. Além disso, durante o curso também serão abordadas questões sobre como preparar e regulamentar a transição de gestão. Afinal, as contas do exercício que puderem ser liquidadas devem ter um tratamento especial.
Esta capacitação foi planejada para atender as demandas de contadores, técnicos em contabilidade, secretários de Fazenda e Administração, controladores internos e servidores que atuam nos setores de controle e contabilidade. Demais interessados também podem participar, basta se inscrever pelo link: https://goo.gl/xGYTRQ.
O curso será ministrado pelo contador Paulo César Flores, que é sócio-diretor do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos – IGAM. Ele possui MBA em controladoria, é especialista em contabilidade, auditoria e finanças governamentais pela UFRGS. Paulo César é professor universitário e ministra aulas em pós-graduações de diversas entidades gaúchas e catarinenses.
O curso sobre “Como fazer o Encerramento do Exercício Contábil de 2017” terá duração de dois dias. No primeiro dia será abordado o conceito de entidades contábeis para efeitos de encerramento do exercício, escrituração contábil, conciliações anteriores ao encerramento do exercício. Os participantes também poderão tirar dúvidas sobre ajustes, registros por competência e provisões necessárias antes do encerramento do exercício.
A programação do segundo dia inclui conferências contábeis no balancete antes do encerramento do exercício (IPC 03), registros contábeis específicos deste período e análise individual da estrutura das demonstrações contábeis e respectivas notas explicativas. Além disso, também será feita a análise individual da estrutura das demonstrações contábeis e respectivas notas explicativas e por fim, as conferências para o SINCOFI e a publicidade e transparência das DCASP.
É importante ressaltar que os participantes deste curso deverão levar calculadora, balancete de verificação, balancete da despesa e da receita e relatórios de restos a pagar que foram quitados no último mês encerrado. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo e-mail: egem@egem.org.br.
Ficou interessado neste curso? Inscreva-se pelo link: https://goo.gl/xGYTRQ.