Objetivo: Possibilitar aos Gestores e Trabalhadores do SUAS de Santa Catarina o debate e a reflexão sobre a proteção social em Santa Catarina, a implantação e implementação dos serviços socioassistenciais, a articulação entre serviços e benefícios, a importância da gestão do trabalho e educação permanente do SUAS, o controle social enquanto espaço de fortalecimento da política.
Público alvo:
Prefeitos, Vice prefeitos, Vereadores, Gestores e Trabalhadores que atuam na Política de Assistência Social junto aos Municípios Catarinenses, Conselheiros de Assistência Social – municipais e estaduais e demais interessados.
MANHÃ
Acolhida e recepção
8h às 8h30
PROGRAMAÇÃO
8h30 às 17h
A Responsabilidade do Estado – União, Estado e Município, na garantia da Proteção Social da População
Desenvolvimento e resultados da Proteção Social nos territórios
Desafios dos gestores e das equipes na execução dos serviços e benefícios
A Prefeiturização da Política de Assistência Social no atual contexto
Como superar os velhos paradigmas na atual lógica da proteção social
Márcia Lopes
Em 2004, assumiu o cargo de Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Entre 2005 a 2007, torna-se Secretária Executiva do mesmo ministério, onde coordenou a implantação e operação de importantes programas sociais que se tornaram a marca da gestão do presidente na área social. Em 2007, também assume no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) o cargo de coordenadora da Rede de Pobreza e Proteção Social dos países da América Latina e Caribe. Em 2010, é nomeada como Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Neste cargo, administrou o terceiro maior ministério em recursos orçamentários do Governo Federal. Aposentou-se como Professora da Universidade Estadual de Londrina em 2011, após mais de 30 anos de contribuição.
Atenção!
Considerando as questões de sustentabilidade e ambientais, a FECAM em seus eventos, solicita que cada participante leve seu bloco ou caderno e caneta para anotações.