Um levantamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apontou que 88% dos órgãos federais e 73% dos estaduais estão nas redes sociais.
Estes dados são de 2014, a tendência é que de lá pra cá estes índices tenham aumentado. Por isso, é fundamental que os profissionais de comunicação que atuam em órgãos públicos estejam capacitados para usar as redes sociais de forma apropriada e eficaz.
Com a proposta de capacitar os profissionais que atuam no segmento de comunicação e demais interessados no uso de redes sociais em órgãos públicos, a Escola de Gestão Pública Municipal realiza o curso “Redes Sociais para os Assessores de Comunicação”. A capacitação será ministrada pelo publicitário Gabriel Leite e tem turmas previstas para São Miguel do Oeste, Florianópolis e Curitibanos.
O curso irá abordar desde a essência da transformação digital, o papel das redes sociais como plataformas de relacionamento, interação, entretenimento e comunicação até o consumidor 3.0. Também serão apresentados princípios do marketing digital e o fluxograma da gestão profissional de redes sociais.
Durante a capacitação serão apresentados diversos cases criativos, que poderão inspirar os participantes em seus planejamentos. Outro aspecto importante é o que não fazer nas redes sociais e a contribuição do marketing para a transparência na gestão pública. Os participantes poderão colocar em prática todo o aprendizado desenvolvendo um planejamento de conteúdo digital para redes sociais.
Segundo Gabriel Leite, com a população cada vez mais conectada o uso das redes sociais é um meio de a gestão pública se aproximar mais dos cidadãos. “As prefeituras podem tirar proveito da internet para atrair a atenção da população, tornar a comunicação mais eficiente e aumentar o engajamento. Mas é importante que os municípios valorizem a interação do público e saibam como se posicionar de forma apropriada para não gerar ruídos de comunicação e crises”.